top of page

Psicologia no Idoso 

A idade não depende dos anos, mas sim do temperamento e da saúde; umas pessoas já nascem velhas, outras jamais envelhecem.”

 

                                                                                                                                                                                       Tyron Edwards

Ser idoso.....





Ser idoso
é ter a coragem de olhar para frente
E dizer que traz consigo
um mundo de conhecimento.
Ser idoso é ser gente.
Ser idoso
É poder dizer que tem a dádiva da vida
E o poder da mente
Que possui uma vasta experiência
E carrega em sua guarida
A realização e a gratidão da existência.
Ser idoso,
É ser alguém consciente
Pedindo a Deus sempre mais anos de vida
Para viver com os seus
e ser uma pessoa querida.
Ser idoso,
é guardar o que sente
Do lado bom e ruim das coisas
Dos momentos que viveu
E, um dia, tristemente
Sofreu..
E num outro dia, alegremente
Viveu...
E foi feliz
Como um sábio aprendiz.
Ser idoso
É aprender, do ontem, a lição
Hoje, guardada nas eternas lembranças
Bem no fundo do coração.
Ser idoso
é ter no rosto
A marca da sabedoria
A experiência de muitos momentos
Vividos com alegria.
O que mais lhe entristece
É a falta de respeito, carinho e atenção
Dê ao nosso idoso o que ele merece
E o que queres para ti.
Não o maltrate, abrace-o de coração
Porque o que estás hoje a pedir
Num futuro tão próximo podes conseguir.
Por isso, tratar bem o idoso
É meu, é teu, é nosso dever
Não esqueça que o idoso de hoje
Amanhã pode ser você,
Basta ter vida em abundância
E nem tão cedo  morrer.

(Fonte: http://www.mundojovem.com.br/poesias-poemas/idoso/ser-idoso)

 

Os idosos e a intervenção psicológica...

 

Solidão, cansaço, carências afectivas, fraca resistência  física, receio da morte, são apenas alguns dos exemplos de factores que assombram o ato de envelhecer e o dia-a-dia de uma pessoa idosa. 

Envelhecer, implica várias mudanças, quer  biológicas, quer psicológicas, sendo muitas vezes difícil para uma pessoa idosa, aceitá-las de animo leve. Por vezes, torna-se difícil para um idoso, deparar-se com a dificuldade em andar, com a dificuldade em ser autónomo, baixa auto-estima que se vai instalando devido a uma série de perdas que vão acontecendo, enfim....são muitas as razões para um idoso sentir-se muitas vezes desamparado. 



Para algumas pessoas, um idoso ter acesso a um processo de terapia, porque "a pessoa já é velha, já não resolve nada, não melhora nada e o tempo é pouco"....enfim....ideias completamente descabidas. Antes de mais ser idoso não é sinónimo de fim de vida, é sinónimo por vezes de uma vida vivida de forma mais complicada, dependendo muitas vezes do estado de saúde da pessoa, mas acima de tudo da qualidade de vida que essa pessoa consegue ter!

Por isso mesmo, torna-se evidente que faz todo o sentido, um idoso ter também acesso a psicoterapia e a uma intervenção correta por forma a melhorar o seu dia-a-dia, minimizando as limitações que possa ter. 



Infelizmente, não são poucos os casos em que a própria família abandona o idoso, deixando-o a viver uma solidão extrema, passando por um sofrimento enorme. E aqui, a intervenção de um psicólogo e a presença deste, é fulcral, pois irá permitir que o idoso partilhe todos os seus receios, medos, alegrias, tristezas, memórias, podendo assim receber com mais agrado esta fase da vida.



Para a Organização Mundial da Saúde, são consideradas idosas, as pessoas com mais de 60 anos de idade nos países em desenvolvimento e nos países desenvolvidos, pessoas com mais de 65 anos de idade.

Contudo, não se é apenas velho pela presença de rugas ou pela existência de cabelos brancos. Na realidade, é por volta dos 30 anos de idade que o nosso organismo começa em contagem decrescente!! Assustador não é? Mas é assim mesmo! É pelos 30 que o nosso corpo já chegou ao limite da sua evolução, começando aqui a sua "caminhada" para a velhice. Aliás.....na verdade, poder-se-á dizer que, desde o momento em que nascemos, estamos a envelhecer!

O envelhecimento, e mais propriamente a velhice, é muitas vezes encarado como algo depreciativo, contudo a fase em que um ser humano se torna idoso, pode e deve ser encarada como algo positivo! O facto de termos em nossa presença alguém idoso, é sinal que estamos na presença de alguém que já viveu mais experiências que nós, que conheceu outras coisas e acima de tudo que nos pode ensinar muito!

Uma pessoa idosa, não significa obrigatoriamente uma pessoa frágil, uma pessoa dependente. Obviamente que cada caso é um caso e a idade é sem dúvida um factor que pode trazer vários problemas, nomeadamente físicos e sociais. Mas, se uma pessoa envelhecer de forma saudável, conseguirá assim manter a sua independência, tal como conseguirá fazer as suas actividades do dia a dia e manter a sua vida social, de forma activa.

Se é idoso e quer manter uma boa qualidade de vida, não pare, pois parar é morrer!!! O facto de já ter vivido muitos anos, não quer dizer que não os viva de forma completa, com alegria e bem-estar!!

​Já foram aqui referidos alguns dos problemas mais frequentes na vida de um idoso:

  • Processo de luto e perda

  • Baixa auto-estima

  • ​Depressão

  • Ansiedade

  • Problemas associados a doenças físicas

  • Solidão; Isolamento Social

  • Problemas relacionados com perda de capacidades

  • Adaptação a doenças crónicas

  • Situações de angústia​​​​​​

  • ​​​Dificuldades em adaptação a novas situações profissionais,           pessoais e familiares​​​​


Assim, e por todos os motivos anteriormente referidos, não hesite em procurar a ajuda de um psicólogo, caso sofra algum dos problemas acima descritos. Estar com um psicólogo, irá permitir-lhe aliviar a sua dor, aumentar a sua auto-estima e aprender a viver com os problemas inerentes a esta fase da sua vida, permitindo desta forma, no seu dia a dia, usufruir de uma melhor qualidade de vida para si e todos aqueles que o rodeiam!

bottom of page