Consulta para crianças e Adolescentes
Falar com uma criança e explorar os pensamentos desta, as suas emoções, a forma como vê e experiencia o mundo, nem sempre é uma tarefa fácil, a criança tem tendencialmente alguma dificuldade natural em exprimir-se, a sua personalidade ainda se encontra em formação. Assim, a maioria das consultas com crianças são realizadas com recurso a jogos, brincadeiras ou desenhos, designadas Ludoterapia, pois esta é a forma mais acessível de compreender o mundo da criança.
Com os adolescentes, as tarefas são outras. Nesta fase de crescimento, são imensas as alterações físicas e emocionais, sendo por vezes difícil a adaptação de um adolescente a todas estas mudanças. Por vezes são os pais quem detecta alguns comportamentos alterados ou pelo menos não tão esperados e aí é aconselhado a intervenção de um especialista, no sentido de perceber quais as preocupações e alterações do adolescente e tentar, com a colaboração deste, perceber qual o caminho a percorrer, de forma a promover um desenvolvimento saudável.


Consulta para Adultos
Os dias de hoje são cada vez mais complicados. O dia-a-dia de um ser humano adulto, implica uma obrigatoriedade muitas vezes excessiva de responsabilidades. Casa, trabalho (eventualmente mais que um), crianças, relação conjugal, relações familiares…são várias as coisas para orientar, gerando situações complicadas de se resolver, também o momento em que vivenciamos essa situação pode não ser o melhor, sendo a nossa capacidade de análise, diminuída.
Tudo isto leva o ser humano a uma insatisfação, a uma alteração do bem-estar, a uma menor qualidade de vida, e a analisar as situações por que passa, de forma distorcida, tornando-se difícil encarar a realidade de forma clara.
A consulta psicológica com a pessoa adulta, passa por perceber quais as dificuldades de atitude/comportamento que a perturbam, até que ponto interferem com a sua vida e porque está a ter dificuldades em ultrapassá-las. Ao procurar apoio psicológico, a pessoa espera encontrar uma ajuda para conseguir a sua mudança de comportamento e de pensamentos perante a situação que a incomoda.
O psicólogo ouvirá os problemas, sem fazer críticas ou julgamentos; poderá utilizar instrumentos de avaliação, como questionários, para uma noção mais clara do problema que afecta quem pede ajuda.

Avaliação Psicológica
Avaliar psicologicamente um ser humano, significa reunir um conjunto de informações detalhadas sobre a pessoa em causa. Estas informações poderão ser obtidas através da aplicação de testes psicológicos, como por exemplo questionários e inventários.
Através deste tipo de instrumentos, poder-se-ão avaliar várias características da pessoa, como por exemplo, a personalidade, a inteligência, entre outros.
O psicólogo é, de acordo com a lei, o único profissional com habilitações para poder exercer estas funções, pois avaliar psicologicamente, não implica apenas solicitar o preenchimento de questionários, significa também, saber analisar, interpretar e saber informar o seu paciente dos resultados desta avaliação, de forma contextualizada. A informação destes resultados, deverá ser transmitida de forma cautelosa.

Acompanhamento Psicológico
Através do acompanhamento psicológico, procura-se ajudar a pessoa a restabelecer o seu equilíbrio emocional, gerindo de forma adequada as causas que provocaram o desequilíbrio. Este acompanhamento, irá permitir que o foco seja a pessoa e as dificuldades que está a sentir, seja o facto de se sentir alterada ou perturbada, ou seja, sentindo-se atormentada, triste, deprimida, ou simplesmente a pessoa sentir a necessidade de ter a ajuda de um profissional, tendo em conta a sua dificuldade na gestão dos agentes impulsionadores do problema que a está a incomodar, ou ainda, na perspectiva apenas de a pessoa querer ter uma melhor noção sobre si mesma e pretender desmitificar alguns preconceitos, tomando consciência das suas capacidades.
O acompanhamento psicológico permite assim, uma melhoria da sensação de bem-estar consigo mesmo e com os outros, permitindo uma melhor qualidade de vida.

Consulta para Idosos
Envelhecer é um processo natural da evolução de qualquer ser humano. Contudo, envelhecer de forma saudável, quer seja física ou psicologicamente falando, requer variados cuidados no dia a dia.
O ser humano ao atingir uma determinada idade, pode ser atingido por vários tipos de patologias, como a depressão ou a ansiedade, chegando a quadros de demências como Alzheimer. Estas últimas, tendo em conta de que se tratam de processos evolutivos naturais, caso sejam detectados com a devida antecedência, a sua evolução poderá ser retardada.
A Consulta do Idoso pretende assim contribuir para uma melhoria da qualidade de vida e bem-estar. Desta forma, familiares e cuidadores, serão também beneficiados, pois, o idoso, ao permitir cuidar-se, ao valorizar-se, este saberá melhor como lidar com todos os contratempos, adversidades e dificuldades, que a vida lhe pode causar.
CONSULTAS
Criança, Adolescente, Adulto, Idoso.......não hesite em contactar o Sítio da Psicologia se necessita de ajuda!! Ao seu dispor, há alguém pronto a recebê-lo, ouvi-lo e acompanhar. Contacte-nos através de e-mail.
Intervenção com Grupos
A intervenção realizada em grupo possibilita a cada um dos seus membros, a sua descoberta, transformação, desenvolvimento e valorização da forma de relacionamento interpessoal de cada um. Quando se faz parte de um grupo de intervenção terapêutica, a partilha de informação, de experiências de vida, de ideias, de formas de estar é extremamente enriquecedora, permitindo muitas vezes uma melhoria da qualidade de vida destes membros.
Bem-estar, apoio e auxílio, são normamalmente sentimentos vividos por quem se integra neste tipo de grupos. Promove-se um ambiente calmo, onde todos possam sentir-se bem vindos e nunca criticados. O facto de se ter consciência de que afinal mais pessoas com o memso tipo de problema, faz com que a pessoa se sinta menos estranho. Ao fazer parte de um grupo terapêutico, a pessoa permite-se crescer e aprender!
Ter a noção de que alguém tem o mesmo problema que o seu e poder presenciar a melhoria e evolução dessa outra pessoa, permite-lhe também um sentimento de conforto, no sentido em que se dá conta de que a recuperação, a sua recuperação, afinal é possível e atingível!! Obviamente que, para haver sucesso, não poderá ser apenas o terapeuta a trabalhar, o esforço também será daquele que pretende mudar e melhorar a sua forma de estar consigo e com os outros!
O espaço para um grupo terapêutico, é por norma aquele espaço onde podemos ser simplesmente NÓS e não de fingir ou de colocar uma máscara para sermos outro alguém!!
