top of page
Ser adolescente é acima de tudo....

Ser feliz, errar, esquecer, amar, rir, chorar, cometer algumas loucuras, ter conversas sem fim sobre tudo e sobre nada, é ter amigos...uns duram outros nem por isso, ter de estudar, é chatear-se com os pais, com os irmãos mais novos ou mais velhos, é acima de tudo.....aproveitar a vida o máximo que se pode!!

Este é uma fase que nunca mais volta, pois mais tarde a vida torna-se um pouco mais séria e com mais responsabilidades.

Mas, a adolescência não tem apenas coisas boas, tem também coisas menos boas...Ser adolescente significa também a passagem por um período por norma , conflituoso, quer com o corpo quer com o coração.



Existem na adolescência mudanças a nível físico e também a nível emocional, que torna esta fase, uma fase especial!! Aqui,  preparamo-nos para ser adultos, responsáveis, o que nem sempre é fácil. Na adolescência são muitas as transformações pelas quais se passa e nem sempre é fácil lidar com as mesmas. Contudo, este saber lidar, não depende apenas do adolescente, mas sim de tudo o que o rodeia também!



A puberdade, uma gravidez, ser gordinho/a, não fazer parte daquele grupo bonito.....todos estes factores podem contribuir para uma adolescência menos feliz e mais conturbada!!

Mas como inicialmente foi referido, acima de tudo, adolescência deve ser sinónimo de Ser Feliz!!!!

Psicologia do Adolescente​

Os adolescentes e a intervenção psicológica...

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, adolescente é o indivíduo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade.

A adolescência é vista como uma fase conturbada na vida de um ser humano. São muitas as transformações que acontecem nesta fase da vida. Desde a mudança física, à mudança mental, a adolescência é acima de tudo uma fase de descoberta!!



Alteram-se os corpos, os pensamentos, as atitudes, os desejos! É também uma fase marcada por novas experiências, novos desafios, mais responsabilidades, muitas dúvidas, ilusões! Enfim, é sem dúvida uma fase conturbada, em que se aprende uma nova forma de encarar e de estar perante a vida, perante si mesmo e perante os outros. 



Na vida de um adolescente são vários os problemas que podem surgir com maior frequência: 



  • Problemas de comportamento
  • Problemas relativos à imagem corporal
  • Problemas de relacionamento
  • Problemas de comportamento alimentar (anorexia, bulimia, pica)
  • Indecisão vocacional
  • Problemas de atenção e concentração
  • Depressão
  • Problemas relativos à formação da identidade
  • Problemas com a sexualidade



Ser adolescente, é por excelência sinónimo de mudanças, quer físicas, quer psicológicas, como já referido. Assim, muitas das vezes, é fulcral o papel do psicólogo perante um adolescente que manifeste algum dos problemas anteriormente referidos. Os pais de adolescentes, têm por vezes, dificuldade em comunicar com os filhos e estes também sentem algum incomodo em comunicar e desabafar com os seus progenitores, criando situações de conflito, daí ser, por vezes mais fácil, falar para alguém que não se conhece. 



Numa intervenção psicológica com adolescentes, o psicólogo, tendo como base as informações dadas pelo adolescente, e após compreensão da situação em causa, cria uma estratégia de intervenção previamente estabelecida e de acordo com o adolescente, pois se por algum motivo, o adolescente não aceitar a forma de intervenção, a mesma não poderá ser realizada. Só com a aceitação do adolescente, a estratégia previamente acordada, poderá ter sucesso. 



Contudo, se o adolescente tiver idade inferior a 16 anos, é importante que uma primeira abordagem, uma primeira consulta seja realizada com acompanhamento dos pais ou de um adulto que lhe seja mais próximo (avós, tios).



Ao realizar-se psicoterapia com um adolescente, esta irá permitir que este reflicta de forma conscienciosa, sobre todo o processo de mudança do qual está a ser "vítima", sobre as mudanças físicas e emocionais. Aqui, o adolescente, enfrenta todo um processo de conhecimento sobre si próprio, processo este que o vai ajudar a tomar melhores decisões em termos pessoais e também profissionais. 

Todas as mudanças inerentes à adolescência, exigem fortes capacidades de adaptação. O amadurecimento que nesta fase se "exige" leva muitas vezes, um adolescente a agir fora do dito "normal" criando assim conflitos com ele próprio, com familiares e amigos. 



Por todos estes motivos, o apoio psicológico nesta fase, é fundamental, para que esta fase de mudança tão conturbada, seja encarada de forma mais leve e mais feliz acima de tudo!!

bottom of page